Emoção, Inteligência e Mente Humana

 

 

Adquirido  

Característica que o indivíduo possui em resultado da aprendizagem ou ação do meio. Opõe-se ao inato.
 

 

Afetividade 

Conjunto de emoções e sentimentos que um indivíduo pode experimentar nas diferentes situações em que vive.
 

 

Afetos 

Predisposição do indivíduo para reagir de modo penoso ou agradável nas relações de vinculação que estabelece com as pessoas ou com outros elementos do mundo que o envolve. 
 

 

Afiliação 

Necessidade que o indivíduo tem de ser aceite e estimado pelo outro, de estabelecer ligações afetivas.
 

 

Amnésia

Designa uma perda grave da memória, geralmente afetando mais a memória declarativa do que a memória semântica. O seu caráter patológico distingue-a do vulgar esquecimento. De entre múltiplas formas de que pode revestir-se destacamos apenas dois tipos: amnésia anterógrada (perda dos conteúdos anteriores ao acontecimento que deu origem à perda ou enfraquecimento da função mnésica); amnésia retrógrada (incapacidade de memorizar conteúdos posteriores ao acontecimento que deu origem á perda ou enfraquecimento da função mnésica).

 

 

Atenção

Focalização da perceção, de modo prolongado, sobre um conjunto de estímulos em detrimento de outros. Processo que assegura a seleção da informação, com vista à elaboração de respostas adequadas. As principais perturbações de atenção são a distração (atenção flutuante entre situações) e a dispersão (incapacidade de concentração numa situação).
 Afiliação
Necessidade que o indivíduo tem de ser aceite e estimado pelo outro, de estabelecer ligações afetivas.
 

 

Ambivalência

Coexistência de sentimentos ou atitudes opostas (amor/ódio; aproximação/rejeição) em relação ao mesmo indivíduo ou objeto.
 

 

Anaclítico

Relativo a apoio ou dependência. Termo usado por Spitz para referir a relação de dependência que o bebé estabelece com a mãe nos primeiros tempos de vida.
 

 

Ansiedade

Processo emocional de tonalidade desagradável, caracterizado pela sensação de mal-estar, inquietude, insegurança. Na sua forma intensa, persistente e repetitiva, constitui um dos sintomas mais significativos de um grande número de perturbações psicológicas.
 

 

Autorregulação

 Conjunto de meios psíquicos e comportamentais que um indivíduo interpõe entre uma agressão e o seu organismo; mecanismos de ajustamento em direção a um objeto.
 

 

Codificação

Processo pelo qual um estímulo físico (visual, auditivo, tátil, olfativo ou gustativo) é transformado numa representação mental (imagem), que pode ser armazenada na memória.
 

 

Conduta

Termo usado por diversas correntes da psicologia para designar o comportamento, não apenas na sua dimensão exteriormente observável, mas também nas suas componentes processuais internas e mentais.
 

 

Constância percetiva

Capacidade para perceber os objetos como constantes e estáveis, relativamente à forma, tamanho, cor e luminosidade, apesar das variações dos dados sensoriais em bruto.
 

 

Criatividade 

Habilidade para descobrir soluções novas, invulgares e adequadas a uma situação nova ou Desenvolvimento  
Conjunto de transformações por que passa um indivíduo ao longo do seu ciclo de vida (da geração até à morte). É um processo multidimensional (físico, fisiológico, psicológico e social).
 

 

Díade 

Designa dois indivíduos em interação. É considerada a relação social mais influente na medida em que o comportamento de um dos indivíduos é modelado pelo outro.
 

 

Diferença entre sentimento e emoção, segundo António Damásio

Usualmente, emoção e sentimento surgem como sinónimos, mas segundo António Damásio, a relação entre ambos é muito estreita.
Segundo António Damásio, a emoção é um conjunto de reações corporais, automáticas e inconscientes, face a determinados estímulos provenientes do meio onde estamos inseridos.
O sentimento surge quando tomamos consciência das nossas emoções, isto é, o sentimento dá-se quando as nossas emoções são transferidas para determinadas zonas do nosso cérebro, onde são codificadas sob a forma de atividade neuronal.
 

 

Emoção

Conjunto de reacções que nos ligam a  outros, mas também às coisas que nos rodeiam. Estas reações têm raízes profundas nos instintos e no inconsciente. A emoção advém de fenómenos psicofisiológicos que organizam o comportamento em maneiras eficientes de adaptação às exigências dinâmicas do ambiente. As emoções interferem em vários aspetos do funcionamento mental, influenciam quando prestamos atenção, quando aprendemos, o que nos lembramos e influenciam os julgamentos e decisões que tomamos.
 
 

 

Evocação 

Operação da memória pela qual o sujeito recorda um acontecimento do passado ou um objeto anteriormente percebido, isto é, recupera informação previamente armazenada, com o objetivo de a utilizar na situação atual. Implica esforço de procura do material armazenado.
 

 

Imagem 

Representação mental (visual, auditiva, tátil, olfativa ou gustativa).
 

 

Imagem mental

Estrutura psíquica que se assemelha ao objeto ou acontecimento que está a ser representado. 
 

 

Imaginação 

Capacidade de criação de realidades possíveis, sendo condição fundamental da vida mental. Descobre, explora e cria explicações e sentidos. 
 

 

Inato 

Característica que o indivíduo apresenta à nascença, de forma manifesta ou latente, e que não resulta da aprendizagem ou de outra ação do meio. Opõe-se a adquirido.
 

 

Integração 

Inclusão no todo; é um princípio de organização inerente aos sistemas complexos e pressupõe a ideia de uma estrutura única, cujo funcionamento eficaz e eficiente depende do equilíbrio harmonioso e da unidade funcional entre as componentes do sistema.
 

 

Inteligência

Capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planificar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente académica ou um talento para nos sairmos bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à nossa volta: "pegar no ar", "pegar" o sentido às coisas ou "perceber". 
 

 

Inteligência Emocional 

Habilidade de motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações, controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
 

 

Metacognição

Designa ao mesmo tempo os conhecimentos a propósito da própria cognição e os processos e estratégias de regulação da cognição.
 

 

Mente

Estrutura organizativa dos processos psíquicos. Entidade que nos permite pensar, sentir, agir com finalidades, intenções, com uma natureza autorreflexiva. 
 

 

Observação naturalista

Designa a metodologia de observação dos indivíduos (humanaos e não humanos) em ambiente natural, com o objetivo de captar os seus comportamentos genuínos e na sua relação com o meio.
 
 

Pensamento

 Designação genérica de uma série de atos mentais cuja finalidade é a resolução de problemas, a tomada de decisões e a representação da realidade. 
 

 

Perceto 

Representação mental de um estímulo que é percebido.
 

 

Profundidade

 Designa, quando aplicada à perceção, a distância de algo percebido relativamente ao observador.
 

 

Sentimento 

Estado afetivo agradável ou desagradável, de grande estabilidade e média intensidade, com papel moderador nas relações que o sujeito estabelece com as pessoas e com outros elementos do mundo.