1º Período
> No âmbito do tema Psicologia Aplicada sugiro:
Vida e Obra de Pavlov

Fisiologista russo laureado com o prémio Nobel e célebre pelas suas investigações no campo dos reflexos do corpo.
Pavlov era filho de um sacerdote e começou a estudar Fisiologia aos 26 anos, depois de ter-se dedicado também à Teologia e às Ciências Naturais. Estudou principalmente a fisiologia da digestão e, sobretudo, realizou investigações com cães, examinando sua salivação e os sucos gástricos. Baseou seus estudos no condicionamento: fez a experiência de alimentar os cães ao som de uma música determinada; posteriormente, ao ouvirem apenas a música, suas cobaias reagiram com secreção de saliva e de sucos gástricos.
Ivan Pavlov, nascido em 1849, médico russo descobridor dos comportamentos que são reflexos condicionados, nasceu na Rússia central. Estudou em um seminário ortodoxo, que depois abandonou, mudando para estudos de medicina na Universidade de São Petersburgo (Estalinegrado ou Leninegrado em diferentes épocas). A teoria da evolução de Darwin, no auge da fama ao tempo de sua juventude, levou-o a interessar-se profundamente pela ciência. Graduou-se em 1879 na Academia de Cirurgia e Medicina, depois transformada em Academia Militar de Medicina onde se doutorou (1883). Fez estágio na Alemanha (1884-1886), com os fisiologistas Karl Ludwig (1816-1895) e Rudolf Heidenhain (1834-1897) e, na volta, foi nomeado professor de farmacologia (1890) e depois de fisiologia da Academia Médica-Militar da Rússia (1894-1924)
(...)
Para entrar no blogue e observar o artigo completo clique aqui
_____________________________________________________________________________________________________________________________
> No âmbito do tema da Psicologia Aplicada sugiro:
What is Kinesiology?

Kinesiology, derived from the Greek words kinesis (movement) and kinein (to move), also known as human kinetics, is the science of human movement. It is a discipline that focuses on Physical Activity.
A kinesiological approach applies scientific based medical principles towards the analysis, preservation and enhancement of human movement in all settings and populations.
Kinesiologists work in research, the fitness industry, clinically, and in industrial environments. Studies on human motion may be supported by computer vision, using stereo camera systems for pose recognition and motion modeling. It is not to be confused with applied kinesiology, a controversial alternative medicine technique related to chiropractic techniques.
The definition of physical activity is a highly debated topic. Not all individuals who are associated within the field of kinesiology agree on the technical definition of physical activity.
Kinesiology was made a regulated health profession in the province of Ontario in the summer of 2007 and similar proposals have been made for other Canadian provinces. In the United States, the American Kinesiology Association is the national kinesiology organization of university departments providing professional information about kinesiology degree programs.
(...)
(...)
Para entrar no portal e observar o artigo completo clique aqui
_____________________________________________________________________________________________________________________________
> No âmbito do tema da Genética sugiro:
Clonagem e medicina regenerativa
Desde o nascimento da ovelha Dolly, em 1997, a ciência tem feito descobertas determinantes para a cura de doenças como o cancro
O nascimento da ovelha Dolly, há 13 anos, foi considerado pela revista Science o avanço científico do ano e deu o mote para a discussão universal sobre a clonagem de seres humanos. Em causa, a possibilidade de criação de pessoas com base na cópia genética de outras, vivas ou mortas.
Mais de uma década depois, a discussão sobre as implicações sociais, éticas e legais desta prática continua em curso. E, apesar de alguns anúncios mediáticos sobre a criação de clones humanos, fontes como o National Human Genome Research Institute (NHGRI) afirmam que não existem provas científicas sólidas de que esta já tenha sido conseguida.
À margem desta discussão existe, no entanto, um outro tipo de clonagem cujos promissores avanços médicos são cada vez mais reais. Ainda não a conhece?
(...)
Para entrar no blogue observar o artigo completo clique aqui
_____________________________________________________________________________________________________________________________
> No âmbito do tema do Cerébro sugiro:
O cérebro dos psicopatas tem menos massa cinzenta
Cientistas britânicos e canadianos afirmam ter confirmado, pela primeira vez, que a psicopatia está associada a anomalias distintivas do desenvolvimento cerebral. Num artigo na revista Archives of General Psychiatry, Nigel Blackwood, do King"s College de Londres, e colegas apresentam o primeiro estudo que examina as diferenças cerebrais entre criminosos violentos com e sem manifestações de psicopatia. Até agora, tinha-se comparado os cérebros de criminosos violentos em geral com os de pessoas que nunca cometeram crimes.
Sabe-se que a maior parte dos crimes violentos é cometida por um pequeno grupo de homens reincidentes com perturbações anti-sociais da personalidade. Mas nem todos são psicopatas e, embora ninguém saiba o que causa a psicopatia em personagens reais como o norueguês Anders Breivik ou ficcionais como Patrick Bateman, protagonista de American Psycho, as diferenças comportamentais entre anti-sociais psicopatas e não psicopatas são claras. Ao passo que os anti-sociais não psicopatas se tornam agressivos em reacção a uma suposta ameaça ou a sentimentos de frustração e têm níveis de ansiedade e uma instabilidade do humor elevados, os psicopatas têm um défice patente de empatia e de remorsos e usam friamente a agressividade para atingir os seus fins.
(...)
Para entrar na página do jornal e observar a notícia por completo clique aqui
"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."
Friedrich Nietzsche