Reflexão sobre o contributo de Ivan Pavlov para a Psicologia
Ivan Petrovitch Pavlov foi um fisiólogo russo que veio a entrar para a história da psicologia pela sua pesquisa que levou ao desenrolar da teoria que o tornou conhecido: A teoria do condicionamento clássico.
Foi no estudo com animais em laboratório, em especial a digestão de cães, que Pavlov percebeu que alguns estímulos provocavam a salivação e a secreção estomacal no animal, o que deveria ocorrer apenas quando o animal ingerisse um alimento. A partir disso, ele percebeu que o comportamento do cão estava condicionado a esses estímulos, normalmente aplicados poucos instantes antes do cão se alimentar.
Por exemplo, tocando uma campainha antes de alimentar o cão, Pavlov percebeu que as reações no animal já se faziam presentes. Assim, o estímulo campainha provocou reflexos alimentares no cão (resposta) mesmo sem a presença do alimento. Constatou ainda, que o cão não podia ser enganado por muito tempo. Os reflexos desapareciam se a comida não fosse dada ao cão logo.
Em 1903 publicou um artigo acerca do fenómeno de reflexo condicionado, que podia ser adquirido por experiência, chamando o processo de condicionamento. Foi, então, premiado com o Nobel de Medicina em 1904.
Toda a sua pesquisa levou-o aperceber-se que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias.
O condicionamento clássico defende que “um indivíduo aprende uma resposta a um estímulo que inicialmente não o evoca, depois o estímulo é repetidamente associado a outro que deve estimular a resposta” e, diferencia três tipos de estímulos: o incondicionado, o neutro e o condicionado. De acordo com este condicionamento um estímulo inicialmente neutro produz uma resposta devido à sua associação com um estímulo que de forma automática produz a mesma resposta ou uma semelhante. Estes princípios foram desenvolvidos por Ivan Pavlov, através de experiências que este fez com cães, e por Watson, que aplicou na teoria da crianças (pequeno Albert), nesta experiencia controversa com a ajuda da sua aluna Rosalie Rayner, Watson quis demonstrar funcionamento do condicionamento clássico em seres humanos, no experimento, que foi inclusive filmado, ele implanta uma fobia a um bebê, associando um estímulo inicialmente neutro (animais peludos) a um estímulo aversivo (som alto). A apresentação simultânea dos dois estímulos, por diversas vezes, fez com que o bebé desenvolvesse o medo de animais peludos. (...)