Psicologia Aplicada

Psicologia clinica
É uma das subáreas de atuação da psicologia que se destina a investigar e a intervir no âmbito da saúde mental.
Psicólogo Clínico
Psicólogo clínico é aquele que possui a especificidade de aperfeiçoar aspetos interpessoais e intrapessoais, além dos aspetos relacionados à história de vida do paciente. A ação desse profissional é requerida em situações de crise individual ou grupal, ou quando sucedem perturbações de comportamento ou personalidade.
Psicanalista
O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.
Psicologia Clínica
Psicologia Criminal ou Forense
A psicologia criminal dedica-se, sobretudo, ao estudo do crime e de todos os protagonistas que estão relacionados com o desvio e a transgressão. Procura identificar as causas que conduzem aos comportamentos desviantes e transgressores, os mecanismos que os desencadeiam e os efeitos sociais desses comportamentos. A presença do psicólogo criminal tem como objetivo modificar as interpretações mais esquemáticas e redutoras dos comportamentos genericamente designados por comportamentos criminosos. A psicologia criminal é uma área que se relaciona com o sistema de justiça e que faz a confluência entre o direito e psicologia.
Psicologia Desportiva
A psicologia desportiva tem como função analisar e perceber comportamentos e mentalidade dos em situação de prática desportiva (a ansiedade, a angústia, a concentração, o stress, a fadiga, o perder e o ganhar, a sorte e o azar, o espírito de sacrifício…); O objetivo centra-se em otimizar o rendimento desportivo e o bem-estar físico e psicológico.
Psicologia do Trabalho e das Organizações
A psicologia do trabalho é uma subdisciplina da psicologia que se dedica ao estudo, à conceção, à avaliação e à reestruturação das atividades de trabalho. Próxima à psicologia do trabalho encontra-se a psicologia organizacional ou das organizações, que se dedica, sobretudo, ao estudo dos aspetos organizacionais de firmas e empresas. Devido à grande proximidade entre as duas áreas, elas são muitas vezes tratadas conjuntamente sob a designação de psicologia do trabalho e das organizações.
A psicologia do trabalho e das organizações divide a sua reflexão em três domínios: a psicologia do pessoal, psicologia do trabalho e psicologia das organizações.
Psicologia Educacional
Psicologia Educacional é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos.
Psicoterapeuta
Os psicoterapeutas visam atuar sobre o comportamento e o psiquismo quando se manifestam conflitos de vária ordem que perturbam as interações das pessoas com os outros e com o mundo. São várias as modalidades de terapias, estando relacionadas com fundamentos teóricos diferentes sobre o psiquismo humano.
Psiquiatra
O psiquiatra é um profissional da medicina apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.