Genética

ADN
O Ácido Desoxirribonucleico, é uma molécula biológica universal presente em todas as células vivas. O nucleótido constitui a sua unidade básica. Este, por sua vez, é constituído por uma pentose, um grupo fosfato e uma base azotada (adenina (A) com timina (T) e guanina (G) com citosina (C)), que se associam de uma forma específica, formando uma cadeia dupla enrolada em hélice.
Clonagem
A clonagem e um processo de obtençao de individuos provenientes de multiplicaçao assexual do mesmo ser. Os clones sao geneticamente iguais ao seu progenitor, ou seja, tem igual codigo genetico. A clonagem e possivel atraves de uma tecnica que consiste em obter um ser completo a partir de um ovulo, nao fecundado, ao qual foi retirado o nucleo e para o qual foi transplantado o nucleo de uma celula adulta (visto que e nas nucleo das celulas que se encontra o ADN, o qual vai determinar as caracteristicas especificas de cada ser).
Clonagem Reprodutiva
Utilização da clonagem para produção de organismos completos.
Clonagem Terapêutica
Utilização da clonagem para produção de órgãos ou tecidos que serão posteriormente usados para tratar doenças ou deficiências.
Filogénese
A Filogénese é o conjunto de processos de evolução dos seres vivos, desde os mais elementares aos mais complexos. É, também, o conjunto dos processos biológicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação. Concluindo, a filogénese reporta-se à história evolutiva de uma espécie.
Genes
O gene é um segmento de um cromossoma a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica. Um cromossoma contém vários genes que são responsáveis por todas as características físicas do indivíduo, sendo que, o que nos distingue uns dos outros é a grande complexidade de associações entre os genes.
Fenótipo
O Fenótipo corresponde à aparência do indivíduo, isto é, ao conjunto de caracteres observáveis nele – caracteres anatómicos, fisiológicos e morfológicos – que resultam da interação do genótipo com o meio onde o indivíduo se desenvolve. É, portanto, o conjunto de caracteres individuais de origem genética que recebem modificações decorrentes da relação com o meio.
Genótipo
O Genótipo corresponde à coleção de genes de que o indivíduo é dotado aquando da sua conceção e que resultam do conjunto de genes provenientes do pai e da mãe, ou seja, é a constituição genética de um indivíduo/conjunto das determinações herdadas que podem, ou não, exprimir-se conforme as características do meio onde ocorre o desenvolvimento.
Hereditariedade Específica
A Hereditariedade específica corresponde à informação genética responsável pelas características comuns a todos os seres vivos de uma mesma espécie, determinando a sua constituição física e alguns dos seus comportamentos (migração das aves).
Hereditariedade Individual
A Hereditariedade individual corresponde à informação genética responsável pelas características próprias de um indivíduo e que o permitem distinguir de todos os outros membros da mesma espécie, uma vez que o torna único (forma dos olhos).